Blog Agenda Garanhuns

quinta-feira, 12 de maio de 2016

NOTICIA: Senado aprova impeachment de Dilma com 55 votos a favor e 22 contra



Além do pronunciamento que Dilma fará às 10h, um vídeo com declarações sobre o afastamento será divulgado nas redes sociais. A ideia é que ela saia pela porta da frente do Palácio do Planalto, onde deve se encontrar com seu padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.
Incialmente, ela desceria a rampa do Palácio, mas avaliou que a imagem poderia ser interpretada como uma "entrega" do governo para o vice-presidente Michel Temer. Ela, ao contrário, vai insistir que é vítima de golpe e que o governo Temer é ilegítimo.
O Planalto ainda negocia com o Senado qual estrutura Dilma terá a sua disposição durante os até 180 dias que ficará afastada, durante o período de julgamento pelo Senado.
A presidente terá o uso do Palácio da Alvorada e o staff que o mantém, cerca de 300 pessoas entre seguranças, manutenção, e outros funcionários de serviços domésticos.
Dilma despacha sozinha no gabinete enquanto funcionários encaixotam pertences
O pedido é que também lhe seja permitido manter entre 15 e 20 servidores de cargos de confiança. Entre eles, o assessor especial da Presidência, Giles Azevedo, seu assessor pessoal, o jornalista Bruno Monteiro, além de outros assessores particulares, que cuidam da agenda de produção de informação para a presidente.
Ainda não houve uma resposta definitiva por parte do Senado. Um dos pedidos –que devem ser concedidos – é o de uso de um avião da Força Aérea Brasileira para possíveis deslocamentos. A alegação é que Dilma, apesar de afastada, ainda se mantém presidente e não poderia se deslocar sem pessoal de segurança, o que inviabiliza o transporte comum.